Aprenda a usar o Google Maps para montar seus roteiros de viagem!

Viajar nos traz experiências e sensações realmente memoráveis, que levamos para toda vida. Embora pareça irônico, planejar uma viagem pode se tornar uma experiência um pouco estressante. Existem reservas de hotel para fazer, reservas em restaurantes, atividades para planejar, ingressos para comprar. Para te ajudar a preparar seus roteiros de viagem, criamos esse post com dicas uteis para usar o Google Maps a seu favor.

Solicitar uma Cotação de SeguroOs dispositivos de GPS, a internet e outros recursos facilitam o trabalho de quem vai planejar suas viagens. Hoje, a maioria dos smartphones fornecem aplicativos de mapeamento que são tão eficazes quanto os dispositivos de GPS no mercado. Um dos melhores serviços de mapeamento é o Google Maps.

Ajustando a visualização

No menu principal, é possível mudar a visualização entre várias opções que trazem informações importantes:

Earth – nesta opção, o Google Maps ganha modelagem 3D, tornando possível ver a altura dos prédios de uma cidade ou das montanhas numa trilha, por exemplo;
Trânsito – informa o trânsito local. Abaixo explicaremos com maiores detalhes;
Transporte público – mostra as principais linhas de metrô ou ônibus locais;
Bicicleta – mostra as ciclovias disponíveis, de acordo com o tipo, ou ainda trilhas e estradas de terra;
Terreno – dá uma noção da topografia local através de manchas no mapa.

ajustando a visualizacao_googlemaps

Procurando os lugares perfeitos

Com o Google Maps, você pode fazer buscas de hotéis direto no mapa, o que facilita a visualização da distância do hotel até os pontos de interesse.

Basta enquadrar a tela com a região onde se pretende ficar, e digitar na barra de busca o termo “hotéis”. São mostrados os lugares catalogados no Google Maps com informação dos valores.

procurando lugares perfeitos-hoteis_googlemaps

Ao clicar no nome de algum resultado, a ferramenta mostrará as informações detalhadas como dados de contato e avaliações dos usuários. Há, ainda, a opção de salvar o local, permitindo consultas rápidas posteriormente.

procurando lugares perfeitos-hoteis-02_googlemaps

Você pode fazer o mesmo procedimento para procurar restaurantes, cinemas ou outras atrações.

Outra opção interessante é, ao definir um local qualquer, clicar com o botão direito do mouse e escolher “nesta área, pesquisar por”. Isso fará com que o Google Maps mostre todos os hotéis, restaurantes, bares e pubs na região.

Sem estresse no trânsito

Não importa se a opção é ir de carro, bicicleta, ônibus ou mesmo a pé. O Google Maps oferece muitas funcionalidades para facilitar os trajetos. Ao calcular as rotas, escolha o tipo de transporte a ser utilizado que o Google Maps vai fornecer informações relevantes para cada situação.

Por exemplo, ao escolher a opção transporte público, ele dirá as linhas de ônibus e os trajetos a pé entre um ponto e outro, além do valor da passagem nas cidades onde há essa funcionalidade. Na opção bicicleta, ele dará a rota e mostrará um gráfico de altitudes, permitindo escolher os caminhos com menores inclinações.

sem estresse no transito-01_googlemaps

Se o seu roteiro de viagem inclui vários locais, é possível adicionar destinos às rotas até um total de 10. Assim, fica fácil visualizar as distâncias e planejar os melhores itinerários. Ao definir o roteiro, você pode salvar os dados em um arquivo PDF para consultar no smartphone, ou mesmo imprimir o mapa com as indicações de direção no formato de passo-a-passo.

Explorando os locais com o Street View

Você quer ver o que como um lugar é antes de visitá-lo? Felizmente é possível explorar a área onde você planejou suas férias usando o Google Street View. Para isso, basta arrastar o boneco amarelo que fica no canto inferior direito para o local que deseja explorar. O serviço marca de azul os locais onde está disponível.

Uma vez no Street View, é só clicar nos pontos para onde se deseja “caminhar”, ou rolar o botão do meio do mouse para aplicar zoom.

Recentemente, o Google vem adicionando locais onde é possível explorar, mesmo que não estejam em estradas, como Machu Pichu, a NASA ou os parques da Disney.

explorando locais street view

Personalize com a função My Maps

Com essa funcionalidade, você pode criar mapas personalizados com diversas informações especificas que são disponibilizadas através de camadas. O interessante do My Maps é que você pode suprimir ou exibir informações conforme sua necessidade, fazer anotações e até mesmo salvar para consultar off-line.

personalize fun‡Æo my maps

Após a viagem, contribua!

Ao deixar as opções de localização ativadas no smartphone, o Google cataloga os lugares visitados e permite fazer avaliações deles. Essa função colaborativa ajuda na hora de decidir os lugares a visitar e pode render brindes no programa de colaboração do Google.

fonte:MeuPortoSeguro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *